Country: Guinea-Bissau
Closing date: 22 Feb 2019
A TESE – Associação para o Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) constituída em 2002 que procura criar e implementar respostas inovadoras que melhor promovem o desenvolvimento social, a igualdade de oportunidades e a qualidade de vida. Para tal, a TESE tem vindo a focar a sua intervenção numa abordagem positiva, encontrando nas necessidades sociais uma oportunidade para atuar e promovendo parcerias entre o sector público e privado e as organizações da sociedade civil focando a sua ação nas temáticas do Ambiente e Desenvolvimento, promovendo o empreendedorismo social e o acesso sustentável a serviços e infraestruturas sociais nos sectores da Água, Saneamento, Energia e Resíduos. Procuramos contribuir para a melhoria das condições de vida das populações mais carenciadas e vulneráveis, promovendo o desenvolvimento sustentável.
A TESE é a entidade executora do Projeto da GEF/UNIDO: Promoção de investimentos em tecnologias de energias renováveis de pequena e média escala no setor elétrico da Guiné-Bissau. Aborda desafios energéticos existentes na Guiné-Bissau ao promover investimentos em Energia Renovável (ER) no setor elétrico. As intervenções combinadas e integradas nas áreas de demonstração tecnológica, apoio a políticas e capacitação criarão um ambiente propício para o aumento de investimentos em energia renovável. Os projetos são altamente inovadores quando se considera a linha de base na Guiné-Bissau. Abrangem áreas de tecnologia tais como Solar Fotovoltaico (SF) de médio porte, sistemas híbridos de mini-rede (entre 300 e 500 kW) para eletrificação rural e usos produtivos, sistemas autónomos de SF e sistemas de bioeletricidade para instalações industriais nos setores de processamento de pescados e cajus. Através dos projetos de ER implementados, será demonstrada a viabilidade das tecnologias de ER. As lições aprendidas e os resultados serão benéficos para as atividades planejadas sob o componente de capacitação e políticas. A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), implementará o projeto em estreita cooperação com vários parceiros executores. A UNIDO e a TESE farão parcerias com relação ao desenvolvimento e / ou implementação de uma série de projetos de demonstração e atividades de desenvolvimento de capacidade direcionadas.
A TESE é também a entidade executora do Projeto Programa de Reforço de Resiliência na Fileira de Arroz nos sectores de Bafatá e Contuboel (Nó Arruz, Nó Labur), promovido pela União Europeia (UE) e Camões – Instituto da Cooperação e Língua, I.P., em parceria com a Guiarroz – O arroz da Guiné-Bissau. O projeto tem como principal objetivo contribuir para melhorar os rendimentos dos/as pequenos produtores/as por meio de várias intervenções na cadeia produtiva do arroz, e assim contribuir para reduzir a insegurança alimentar crónica na Guiné-Bissau e desenvolver a resiliência das populações.
Responsabilidades da Posição:
O/A Engenheiro(a) Agrónomo que se pretende que possua fortes conhecimentos e experiência em Hidráulica, será um elemento importante no apoio à CTP, sendo da sua responsabilidade a execução das seguintes atividades:
Apoio à implementação de Projetos/Serviços da área de “Agronomia”, nos setores ENERGIA na Guiné-Bissau
Responsabilidades específicas no Projeto Promoção de investimentos em tecnologias de energias renováveis de pequena e média escala no setor elétrico da Guiné-Bissau:
Apoiar no desenho final dos sistemas de irrigação, validando componente agronómica e hidráulica, tendo em conta as necessidades específicas e os objetivos finais de cada projeto (dependendo da área e uso final da água bombeada);
Elaborar relatório semanal de atividades (realizadas/previstas).
Responsabilidades específicas no Projeto Nó Arruz, Nó Labur:
1ª fase
Apoiar no desenho final dos sistemas de irrigação, validando componente agronómica e hidráulica.
2ª fase (renovável)
Elaborar diagnóstico das capacidades dos produtores beneficiários e dos animadores da GuiArroz;
Elaborar um plano de formação;
Implementar o plano de formação;
Elaborar relatório semanal de atividades (realizadas/previstas).
Responsabilidades gerais:
Apoiar na identificação de oportunidades e conceção de projetos e serviços de consultoria;
Apoiar na elaboração e submissão de candidaturas de projetos e serviços de consultoria.
O que pode esperar:
Contribuir para ultrapassar os exigentes e complexos desafios para os sectores da água, energia e agricultura na Guiné-Bissau;
Participar no desenvolvimento de uma estratégia piloto de reforço da resiliência de pequenos produtores, replicável e escalável a outros setores e áreas de intervenção.
Principais Qualificações/Requisitos:
Formação superior (ou qualificação similar) em agronomia e engenharia hidráulica;
Experiência mínima de 10 anos no sector de agronomia e engenharia hidráulica;
Experiência prévia em projetos relacionados com a cooperação para o desenvolvimento;
Conhecimento do contexto e experiência de trabalho na Guiné-Bissau;
Competências de comunicação, análise critica e escrita;
Capacidade de trabalhar em ambientes multiculturais;
Domínio de Português e Crioulo
Processo de seleção:
As candidaturas, incluindo Curriculum Vitae atualizado, deverão ser enviadas até o dia 22 de fevereiro de 2019 por correio eletrónico para o endereço tese-gb@tese.org.pt com a referência: TESE_GB_EnAg. Todos os documentos devem estar redigidos em língua portuguesa.
Apenas os/as candidatos/as selecionados/as para entrevista serão contactados/as.
How to apply:
As candidaturas, incluindo *Curriculum Vita*e, deverão ser submetidas ATÉ 22 DE FEVEREIRO 2019, para o e-mail: tese-gb@tese.org.pt, com a referência: TESE_GB_EnAg, conforme indicado nos Termos de Referência.